Transporte por Colchão de Ar

É fácil e econômico manusear volumes, sejam leves ou pesem dezenas de toneladas: basta fazer com que flutuem, através de sistemas de colchões de ar.

Estes sistemas compõem-se de uma chapa de suporte e de um colchão flexível em forma circular, que é inflado por meio de ar comprimido.O ar que escapa forma um filme fino que se interpõe entre o colchão e o piso. Com a ação de três ou mais colchões, a carga passa a flutuar e pode ser movimentada em qualquer direção.

No transporte de objetos por meio do sistema de colchões, há um equipamento regulador que distribui o ar comprimido nos colchões de maneira a compensar pesos desequilibrados.

Por esse processo, a carga é suspensa no sentido vertical, podendo ser movimentada sem esforço e posicionada com precisão. O volume de ar do sistema de colchões é fornecido por um compressor ou sistema de suprimento pneumático que trabalha a uma pressão de 5-10 bar (500- 1000 kPa).

Os colchões, devido a sua reduzida altura, podem ser colocados sob a carga separadamente. Não provocam levantamento de poeira e são à prova de choques e vibrações. As cargas mais delicadas podem ser removidas com alta margem de segurança

Utilizando ar comprimido como energia, os sistemas de colchões de ar são a prova de explosão.